A Associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) doou 78 mil dólares à diocese de Nacala (Moçambique) para cobrir parte dos danos causados pela passagem do ciclone tropical Jokwe em 7 e 8 de março passados.

Ante este desastre natural, o Bispo de Nacala, Dom Germano Grachane, enviou um comunicado a AIN no que pediu apoio para remediar na medida do possível os danos causados pelo ciclone e agradeceu adiantado a todos aqueles que desejem "dar um testemunho vivo de solidariedade" ajudando a esta diocese.

Depois de assinalar que muitas Igrejas e prédios eclesiásticos nesta região sofreram consideráveis danos, o Prelado indicou que um dos templos mais afetados é o dedicado a São Francisco Xavier, "que é um edifício de grande valor simbólico por sua localização" pois se encontra no lugar onde "o grande Santo e Padroeiro das Missões" permaneceu seis meses batizando muitas pessoas.

Do mesmo modo, Dom Grachane afirmou que "outras Igrejas e centros eclesiásticos de terra firme e da Ilha de Moçambique" apresentam muitos danos por encontrar-se perto "do epicentro do ciclone". Uma das construções danificadas é a paróquia de Lumbo e suas instalações paroquiais, ao que se soma a destruição completa de nove capelas da ilha.

A Diocese de Nacala se encontra na província de Nampula, nordeste de Moçambique e foi fundada em 1991. Tem aproximadamente dois milhões de habitantes, dos que 170 mil são católicos; outros são em sua maioria muçulmanos. A cidade de Nacala se encontra a 420 quilômetros do litoral frente à ilha de Madagascar no Oceano Índico.