Nossa Senhora do Rosário (quando estava ainda em construção) Roma, 19 Mar. 08 / 01:14 am (ACI).- Seis mil pessoas assistiram à Missa de consagração da Igreja Nossa Senhora do Rosário na cidade de Doha, capital de Qatar, presidida pelo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias; conforme informa L'Osservatore Romano (LOR).

Assim o informou Francesco Ricupero ao jornal oficioso do Vaticano, que também publica um extrato da homilia do Cardeal: "Jesus Cristo é a pedra angular do edifício espiritual do cristão. Assim, a beleza exterior desta nova Igreja deve revelar a dignidade que cada fiel leva em seu coração. O edifício da Igreja é como um vestido que adorna o mistério escondido dos cristãos".

Entre os assistentes à Eucaristia, estava também o Núncio Apostólico em Kuwait, Qatar, Yemen, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, Dom Mounged El-Hachem. O Arcebispo destacou que o Cardeal Dias "agradeceu a Deus e a Qatar por este grande presente. Expressou sua gratidão também ao Emir Ahmad Ben Kalifa El-Thani, por ter outorgado o terreno sobre o qual está edificada a nova igreja e agradeceu ao Papa Bento XVI por ter agradável um muito belo cálice" e uma mensagem de agradecimento ao Emir.

O Núncio sublinhou também que "esta abertura de parte de Qatar (maioritariamente muçulmano) em suas relações com as outras religiões é muito importante. Na véspera da consagração o Ministro de Energia e Petróleo, Mohammed Al Attiah, destacou várias vezes que é normal que o Emir de Qatar tenha concedido um terreno tão grande à comunidade católica".

"Esta igreja enviará uma mensagem positiva ao mundo. Também a construção desta igreja suscitou as reações negativas de alguns líderes religiosos, mas não devemos nos preocupar porque a promoção do diálogo interreligioso é fundamental para o nosso país", disse o Ministro Al Atthiah.

O Núncio também explicou que "os católicos são cerca de 45 mil onde se contam índios, filipinos, melquitas, maronitas e sirmalabares que freqüentam assiduamente os ritos litúrgicos. É uma comunidade muito ativa e presente, o que foi demonstrado com a maciça presença em ocasião da consagração da nova igreja".

O pároco de Nossa Senhora do Rosário, o sacerdote filipino Tom Veneração, estará acompanhado de outros sacerdotes franciscanos que o ajudarão a celebrar as Missas em 14 idiomas diferentes.

A nova igreja, levantada na localidade de Abu Hamour, foi projetada pelo arquiteto italiano Renato Casiraghi quem também construiu o palácio do Emir.