O Arcebispo de São José, Dom Hugo Barrantes Ureña, assinalou que a capital costa-riquenha é uma cidade onde "existe muita violência e insegurança" por isso se deve fomentar a paz começando nos lares.

Em sua homilia pelo Domingo de Ramos, o Prelado indicou que "para ninguém é um segredo que a cidade é insegura, apesar dos esforços que se fazem", por isso "a mensagem da Igreja esta Semana Santa" é que se viva a "presença de fé" e que se busque "fomentar a paz, uma paz que deve começar dos lares" para "superar a violência que existe atualmente".

Do mesmo modo, Dom Barrantes recordou que "Jesus se manifesta nas pessoas, nos pobres, e aí se deve dar a caridade". Isso "é o que devemos aprender aos poucos, e que melhor momento do que a Semana Santa, quando existe reflexão e união familiar", demarcou.

Depois de mostrar sua alegria pela quantidade de pessoas que participaram da Eucaristia em comparação do ano passado, o Arcebispo de São José reconheceu que lhe agrada que as pessoas voltem a dar importância às atividades religiosas.