O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, exortou aos venezuelanos nesta Semana Santa a crescer na fé, dom recebido no Batismo com o que o cristão se faz discípulo "para poder ter com Ele a luz da vida, a verdadeira felicidade e a salvação eterna".

Assim o indicou em sua homilia da Missa de Domingo de Ramos celebrada na Catedral Metropolitana de Caracas. "Esta Semana Santa deve ser para todos os católicos uma ocasião preciosa para reafirmar e renovar nossa fé em Cristo", exortou.

"Precisamente, uma das grandes lições desta celebração, a grande reclamação que nos faz o Senhor hoje, é a reclamação, o chamado intenso, premente, à fidelidade em nossa fé. Por isso, na Oração coleta da bênção e procissão das Palmas, pedimos a Deus que acrescente nossa fé", afirmou o Cardeal Urosa.

Depois de animar a ser coerentes com a fé recebida, o Cardeal destacou que "hoje o Senhor nos chama a manter firme a fé que professamos. Jesus Cristo, da cruz, onde o acompanhou amorosa e valente Maria Santíssima, mãe de Cristo e nossa mãe, pede-nos que também nós estejamos junto a Ele em todas as circunstâncias da nossa vida. Pede-nos que sejamos fiéis, que sejamos conseqüentes".

"Precisamente um dos problemas dos católicos venezuelanos é a fragilidade e a inconstância de nossa vida cristã, de nossa fé. Por isso, hoje, meus queridos irmãos, temos que reafirmá-la, e lhe pedir a Deus que, com a celebração dos ofícios da semana Santa, a renovemos, a fortaleçamos, a aprofundemos", prosseguiu.

O Cardeal também expressou sua tristeza ao ver que alguns se hão "desviado para outras religiões, para a superstição, pela nova era, abandonando a fé católica; que tristeza ver às pessoas abraçando a superstição, e acreditem em religiões absolutamente pagãs, em deuses de barro e de ilusão, que não têm poder para salvar nem para dar a felicidade. Por isso, diante desse fenômeno recente entre nós, convido-os a reafirmar nossa fé, nossa fidelidade, nosso amor a Jesus Cristo, e a nunca abandoná-lo".

"Em particular quero convidá-los a seguir a Jesus Cristo com nosso amor à vida e o rechaço à morte, ao ódio, à violência e à delinqüência. Daqui elevo minha voz para pedir aos nossos irmãos que talvez se desencaminharam seguindo o caminho perverso da violência e a delinqüência, que abandonem esse caminho, o caminho da morte e a perdição, que se aproximem de Deus, ao amor e à vida", alentou o Arcebispo.

Logo de lembrar que "a Igreja proclama a grandeza de cada vida humana. A Igreja proclama que a concórdia, o respeito, a convivência, a solidariedade, segundo à Palavra de Deus, são o verdadeiro caminho para a felicidade", o Cardeal exclamou que "não podemos nos acostumar à violência, ao banho de sangue semanal! Que cesse imediatamente esse derramamento de sangue, provocado pelo ódio, pela droga, pela cobiça, pela violência de nossa sociedade".

Depois de alentar a participação da Eucaristia dominical, o Arcebispo de Caracas insistiu a todos, principalmente aos seminaristas e sacerdotes, a ter "os mesmos sentimentos de Jesus Cristo" e "ter no coração o ardor apostólico, o amor pela humanidade, pela Igreja, pela salvação das almas, que encheu o coração de Cristo".