O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, recordou aos fiéis que a Semana Santa "não é para farrear", mas para refletir "desde domingo de Ramos até domingo de Ressurreição, nos  últimos dias de Jesus na terra, com o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição".

"Estes não são dias para férias", assinalou o Cardeal e lamentou que muitos ponham os "sofrimentos de Jesus Cristo como um pretexto para a festança".

Do mesmo modo, indicou que seria preferível que "não existisse o feriado escolar e se continuasse trabalhando como o fazem outros que não são cristãos", antes de converter esta festa de nossa fé em um momento para "ir para a praia, beber álcool", em um ambiente onde prima o comercial.

Em outro momento, o Cardeal López Rodríguez afirmou que o problema está em que muitas famílias "não estão educando como antes, quando se respeitavam os valores religiosos que eram herdados dos antepassados".

"Há muitas famílias que perderam isso porque já os pais não mantêm a unidade dentro do lar, divorciam-se, separam-se, os moços andam por sua conta", demarcou o Cardeal.

Os que "se sintam cristãos" têm que dar "testemunho coerente" com as suas convicções, pois a transmissão de valores autênticos como a religiosidade, a seriedade, o compromisso, a palavra dada, e o sentido da transcendência nos mostram que "não estamos no mundo para ficar vegetando como animais, senão nos projetamos para uma dimensão muito mais alta", asseverou o Cardeal López Rodríguez.