Ao receber a quatrocentos participantes em uma reunião celebrada em Roma para comemorar o décimo aniversário da fundação da Conferência Européia de Rádios Cristãs (CERC), O Papa João Paulo II agradeceu à organização por ajudar a manter a identidade cristã da Europa.

O Santo Padre deu as graças às “numerosas rádios européias, do Atlântico aos Urais” por seu trabalho, que durante anos “consolidou entre os ouvintes a tomada de consciência de suas raízes cristãs comuns e estimulado neles o compromisso de serviço à paz”.

“Fizeram assim –disse- uma preciosa contribuição à edificação da Europa sobre alicerces éticos e espirituais, favorecendo a compreensão e a aproximação entre os povos de nosso continente”.

O Papa exortou aos participantes a “perseverar com generosidade nesta missão tão importante. Que suas vozes na variedade dos programas respectivos sigam dando testemunho de Cristo, salvação do mundo e anunciando a todos seu Evangelho de paz!”.

A CERC foi fundada em Bruxelas em 1994 por quatro redes de rádio: MONOPOLIZE (Espanha), RCF (França), CORALLO (Itália) e Rádio Renascença (RR) de Portugal. Entre seus objetivos se encontra a proteção dos direitos humanos, a democracia e o fomento da “consciência européia” entre os povos e a partilha de experiências entre as rádios cristãs.