A cadeia televisiva BBC de Londres, conhecida pelo seu corte anti-católico, apresentará uma mini-série sobre a última semana da vida de Cristo em que exonera de responsabilidade na morte de Jesus a Judas, Pôncio Pilatos e Caifás.

Nesta produção se ve a um Judas que se angustia entre suas lealdades a Jesus e Caifás; um Pilatos que luta por dirigir as aspirações sociais de sua esposa e sua carreira enquanto trata de manter sob controle as tensões em Jerusalém.

Os criadores de "The Passion", nome da mini-série que será transmitida em quatro episódios, consideram que o único que fazem é "tratar de entender as motivações dos personagens".

Para Frank Deasy, o escritor, este programa revelaria os motivos de Judas. "Sempre tive um problema com Judas nas histórias sobre a Paixão nas que de repente e sem explicação trai Jesus. Queria desenvolver uma realidade psicológica no perfil de Judas".

Em opinião de Nigel Stafford-Clark, produtor de "The Passion", o objetivo foi colocar as ações dos personagens em contexto "para que se possa ver desde seu ponto de vista e todos se dêem conta de que o que fizeram o sentiam legítimo".

Em uma entrevista concedida a Rádio Times, Stafford-Clark comentou que "com tais fatos no tempo, Caifás foi reconhecido como um homem justo e um bom sacerdote. Era um homem fazendo um trabalho difícil e o fez bem".

De outro lado, um porta-voz da BBC respondeu às críticas indicando que "não procuramos subverter ou rescrever a narrativa do Evangelho: somente estamos contando-a novamente para lhe dar vida para uma audiência contemporânea".

Esta produção, que curiosamente emitirá seu último capítulo no domingo de Páscoa, conta com a participação dos atores Paul Mawle, quem interpreta a Jesus; Paul Nicholls, quem faz de Judas; James Nesbitt, quem dá vida a Pilatos; entre outros.