O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, insistiu a "empreender uma Nova Evangelização tendo como exemplo a São Turíbio de Mongrovejo", perante a situação atual da capital peruana.

"São Turíbio encontrou um panorama muito difícil e conseguiu lançar a todo o Continente americano, por mais de trezentos anos, a uma evangelização", assinalou o Cardeal em uma recente Eucaristia pela abertura do ano acadêmico da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima.

Do mesmo modo, o Cardeal Cipriani ressaltou alguns aspectos da vida do Santo padroeiro do Episcopado Latino-americano da óptica da Nova Evangelização e indicou que foi um "homem que em seu tempo encontrou um desafio muito grande e soube expor de uma maneira concreta dando um resultado extraordinário para a fé de milhões de latino-americanos".

"A exemplaridade de São Turíbio nestes tempos de Nova Evangelização, pode ajudar a compreender a afirmação do Papa João Paulo II", uma frase que "marcou o desafio do dever ser da Nova Evangelização: nova em seu ardor, nova em seus métodos e nova em sua expressão", demarcou.

Em outro momento, o Arcebispo de Lima recordou que com ocasião do Congresso pelo IV Centenário do santo padroeiro dos bispos latino-americanos, lançou uma iniciativa para que na Faculdade de Teologia de Lima se estabeleça uma cadeira sobre o santo limenho para aprofundar em sua vida e obra.

"Esperamos que em 2008 se realize este sonho para que a identidade do sacerdote ou religioso, que se forma aqui" tenha como exemplo a figura de São Turíbio, adicionou.

"Neste ano em que nos comprometemos a iniciar a Grande Missão de Lima, demos luz a esta iniciativa da própria universidade, para que assim cada um de seus estudantes, segundo seu ramo, estude a fonte que deu vida à nossa Igreja na América Latina", concluiu.