O Bispo de Catamarca (Argentina), Dom Luis Urbanc, advertiu que atualmente a Igreja “é questionada e caluniada, é perseguida, a querem lapidar” pois “não se quer aceitar que seja Santa”, e às vezes nos encarregamos de destruir essa santidade com a nossa indiferença, com o nosso abandono”.

A Igreja “é denigrada ao questionar sua doutrina, que não é doutrina da Igreja humana, é a doutrina que Cristo lhe confiou” e muitas vezes “pode ser que nós mesmos, que estamos dentro da Igreja, nos colocamos do lado daqueles que acusam à Igreja”, indicou o Prelado em uma recente Eucaristia pelo seu primeiro aniversário de ordenação episcopal.

Estas calúnias geram dúvidas nos católicos podendo cair na tentação de me separar, de me segregar, de me considerar que: ‘eu com esses não me dou’”, assinalou Dom Urbanc e adicionou que “não devmos cair fora”, “justamente o contrário, devemos nos unir”, embora seja duro “ficar contra a maioria” pois “Jesus ficou contra a maioria”.

“A maioria não é a que tem a razão, somente tem razão aquele que se move pelo amor”, asseverou.

Do mesmo modo, o Prelado afirmou que “nós, a Igreja, neste mundo, somos os que portamos a bendeira desta verdade, a verdade do amor, que é capaz de transformar o mundo”, penetrar “profundamente no coração do homem e transformá-lo”, o único que permite a paz social, o único que permite o progresso, o único que permite que nos descubramos como irmãos”.

“A bondade e a debilidade. Tudo isto é figura da Igreja”, indicou o Bispo de Catamarca. “Nós somos essa Igreja” que “por seu Esposo, é Santa e pura”, e “permanentemente santificada e embelezada pelo Espírito”, mas “por outro lado, por nós, que a compomos, também é pecadora”, acrescentou.

Esta realidade “confunde a toda essa gente inteligente que temos na sociedade; confundimo-los, deixamo-los desorientados”, o “Senhor deixa fora de lugar ao homem em sua sabedoria, porque quando há sabedoria sem humildade, essa sabedoria não serve para nada, é soberba; pelo contrário, sabedoria com humildade é felicidade, é liberdade”, demarcou o Prelado.

A Missa esteve concelebrada pelo Bispo Emérito de Catamarca, Dom Elmer Miani; e sacerdotes da diocese. Contou além com a presença do Governador Eduardo Brizuela del Moral, entre outras autoridades legislativas e policiais.