O escritório de Comunicações e Imprensa da Conferência Episcopal Chilena anunciou nesta quinta-feira de noite o falecimento do Cardeal Juan Francisco Fresno Larraín, Arcebispo emérito de Santiago.

O Cardeal Fresno faleceu às 8:50 p.m. na capital, a conseqüência de uma insuficiência renal generalizada.

Seus restos serão velados na sexta-feira na Capela Sagrada Família de La Dehesa.

O Cardeal Juan Francisco Fresno nasceu em Santiago em 26 de julho de 1914. Estudou no Seminário do Santiago e na Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1937.

O Papa Pio XII o elegeu Bispo da recém criada diocese do Copiapó em 1958.  O Papa Paulo VI o promoveu ao Arcebispado de La Serena em 1967.

Participou das quatro Sessões do Concílio Vaticano II; na II Conferência geral do Episcopado latino-americano em Medellín, 1968; e por delegação pontifícia na III Conferência geral do episcopado latino-americano em Povoa, 1979. Assistiu a IV Conferência do Episcopado latino-americano em Santo Domingo, 1992.

João Paulo II o nomeou Arcebispo de Santiago em 6 de maio de 1983, tomando posse em 10 de junho desse mesmo ano.

Foi elevado à dignidade cardinalícia no Consistório de 25 de maio de 1985.

Devido a sua idade renunciou ao Arcebispado em julho de 1989. Entre 1991 e 2000 foi Presidente do Cáritas-Chile. 

O Cardeal Juan Francisco Fresno desempenhou um importante papel na transição à democracia. Entretanto, a residência do Cardeal foi o cenário dos primeiros encontros e os diálogos preliminares entre o Governo militar e a oposição. 

O Cardeal foi o estimulador do Acordo Nacional para a Transição à Democracia Plena, instância que reuniu, em torno de um documento de consenso e pela primeira vez desde 1973, a um vasto setor político.