O Núncio Apostólico no Iraque, Dom Francis Assisi Chullikatt, fez um chamado para que se garanta a segurança dos cristãos iraquianos, depois de conhecer a notícia da morte do Arcebispo de Mosul (Iraque), Dom Paulos Faraj Rahho, quem tinha sido seqüestrado violentamente em 29 de fevereiro passado.

Assim o indicou o Núncio à agência Fides. O Arcebispo também declarou que "o corpo do Prelado foi encontrado nos subúrbios de Mosul. Foi sepultado pelos seqüestradores. Não se conhecem ainda as circunstâncias de sua morte".

"Até a manhã de hoje confiávamos em encontrar a Dom Rahho com vida para reconduzi-lo a sua comunidade de fiéis. Sua morte se adiciona a de seus dois guardas de segurança e seu ajudante, assassinados no momento do seqüestro", explicou o Núncio.

Dom Francis Assisi comentou logo que em Mosul, em 3 de julho de 2007 foram assassinados o sacerdote caldeu (católico) Raghhed Ganni e três diáconos. Depois desses atos criminais, o governo tinha prometido uma profunda investigação. Esperemos ainda sua conclusão".

"Também neste caso deverão dar respostas e se deve garantir a segurança dos cristãos iraquianos", precisou.

"Não tenho elementos que me permitam afirmar com certeza que Dom Rahho foi assassinado ou que morreu por questões de saúde. Dom Rahho, como se sabia, necessitava constante cuidados médicos que talvez não pôde ter durante os dias do seqüestro. A verdade completa saberemos em alguns dias", disse além à agência italiana SIR.

"É claro que isto não tivesse ocorrido se não tivesse sido seqüestrado, então a razão imediata é o rapto. Tampouco se deve esquecer o sanguinário assassinato de seus três acompanhantes. É um fato trágico e sangrento que deve denunciar-se e condenar-se", acrescentou.

De outro lado, a Conferência Episcopal Italiana expressou suas condolências em uma nota de imprensa. "Unimo-nos em oração à Igreja que vive no Iraque pelo dramático desaparecimento de Dom Paulos F. Rahho, Arcebispo de Mosul". Que seu martírio, indica a nota, "seja semente de paz e reconciliação na atormentada terra em que o recordado Pastor viveu entregando-se completamente para o benefício dessa nobre população".