O Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social (MIMDES) condecorou dez destacadas mulheres peruanas em mérito a seu desempenho e trabalho em diversos campos sociais e econômicos. Uma das condecoradas foi Ivonne Arriaga Castañeda, uma dedicada obstetra do departamento de Huánuco que salvou com tenacidade a vida de uma jovem mãe discapacitada e sua filha não nascida.

Ivonne trabalha no Centro de Saúde de Acomayo, Huánuco, e faz um ano descobriu no isolado povoado de Vervenapampa o dramático caso de Jovita Jara, uma jovem de 20 anos de idade com retardo mental leve que não tem pernas, padecia anemia e estava grávida.

Ivonne caminhou várias vezes os 15 quilômetros entre  Acomayo e Vervenapampa para visitar a Jovita e convencer a seus pais, uns humildes camponeses, sobre a urgência de que a jovem recebesse atenção médica durante o resto da gravidez e submetê-la logo a uma cesariana.

"Tenaz, sem fazer caso às iniciais negativas familiares, Ivonne volta uma e outra vez a Vervenapampa. Volta com vários argumentos e um só objetivo: salvar a Jovita. Finalmente triunfa e o papai, com a Jovita em seus ombros, caminha os 15 quilômetros até o centro de saúde. Jovita recebe as ações pré-natais e em 22 de junho nasce Noemí por cesariana", relata o sítio web do MIMDES.

Ivonne ganhou o concurso Ordem ao Mérito da Mulher 2008, na categoria Ação Heróica, graças a suas colegas de trabalho que a postularam e os votos de 30 mil pessoas que se comoveram com sua história.