Esta manhã se recuperou o cadáver do Arcebispo católico caldeu de Mosul, Dom Paulos Faraj Rahho, seqüestrado em 29 de fevereiro passado por extremistas iraquianos. Se desconhece ainda se foi assassinado ou morreu por problemas de saúde.

Embora algumas versões jornalísticas sustentam que foi ultimado a balaços por seus seqüestradores, o Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, declarou à agência católica italiana SIR que "os seqüestradores nos chamaram na quarta-feira para nos advertir que Dom Rahho estava muito grave e na tarde nos informaram que tinha morrido. No dia seguinte de manhã nos disseram por telefone que o tinham enterrado".

O cadáver foi achado perto de Mosul, norte do Iraque. "Alguns jovens da nossa paróquia seguiram as indicações dadas pelos seqüestradores sobre o lugar em que tinha sido enterrado. Escavaram e encontraram o corpo sem vida do arcebispo", relatou Dom Warduni.

Do mesmo modo, indicou que "não sabemos ainda se morreu por sua má saúde ou se foi assassinado. Os seqüestradores só disseram que tinha morrido".

Mosul é a capital provincial de Nínive. Atualmente é uma das regiões mais perigosas do Iraque e concentra um grande número de seguidores do grupo terrorista Al Qaeda.

Dom Rahho tinha 65 anos de idade. Foi seqüestrado quando se transladava pela cidade depois da oração da Via Sacra em uma igreja local. Seus três acompanhantes foram assassinados no ato e se temia que tivesse resultado ferido.