O Papa Bento XVI enviou uma carta à fundadora do Movimento dos Focolares, a italiana Chiara Lubich de 87 anos, quem se encontra no Policlínico Gemelli de Roma, na qual lhe oferece suas orações pela sua saúde

Conforme informa a agência SIR, o Santo Padre diz a Lubich que fica sabendo "da prova que está vivendo e desejo lhe fazer chegar neste momento difícil a lembrança de sua pessoa em minhas orações, para que o Senhor lhe dê alívio no físico, a conforte no Espírito e lhe mostre os sinais de sua benevolência, a faça experimentar o valor redentor do sofrimento vivido em profunda comunhão com Ele".

"Todo o movimento se coloca em volta da fundadora dos Focolares que se recupera no Policlínico Gemelli di Roma", lê-se em uma nota difundida hoje por esta instituição. Chiara Lubich, precisa a nota, "entrou para uma verificação programada para fevereiro último. Logo lhe sobrevieram algumas dificuldades respiratórias".

De acordo ao relatório do professor Salvatore Valente, titular da cadeira de Neumologia do Policlínico Gemelli, "persiste a condição de insuficiência respiratória grave que exige ainda a aplicação de suporte ventilatório. Até o momento não se obteve a tendência para a recuperação de uma autonomia respiratória adequada".

Além da carta do Papa, Lubich também recebeu a visita do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, quem se encontrava em Roma para encontrar-se com o Santo Padre. Ao término de seu encontro com a fundadora dos Focolares, o Patriarca indicou que "quis vir aqui a trazer minha saudação pessoal e a do Patriarcado Ecumênico a caríssima Chiara Lubich, que tanto deu e dá com sua vida à Igreja inteira".

Chiara Lubich também recebeu a visita do Cardeal Miloslav Vlk, Arcebispo de Praga e de Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de São Egidio.

Lubich nasceu em Trento, no norte da Itália, em 1920 e fundou os Focolares em 1943.