O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, saiu ao passo da má informação aparecida em diferentes meios de comunicação sobre os supostos "novos pecados" e precisou que "os pecados são os mesmos, o que vai mudando é a matéria de aplicação".

O Cardeal mexicano precisou que, por exemplo, "o mandamento é o mesmo: não matarás, e agora existem muitas formas de matar aplicando isso ao campo da bioética com os experimentos científicos" aonde com freqüência se eliminam embriões humanos.

Depois de negar que os pecados sociais sejam um impedimento para alcançar o Céu, o Arcebispo precisou que "ir ao céu não é fácil, o caminho não é de descida. O Senhor disse que era estreita a porta e poucos são os que dão com ela".

O Cardeal também indicou que o enriquecimento excessivo "vai contra a justiça social; os bens da terra são para todos" e explicou que "a doutrina social diz que essa riqueza se deve redistribuir entre os empresários e também entre os trabalhadores".

As declarações do Cardeal mexicano saem ao encontro da desinforma,cão promovida em distintos meios de comunicação logo que o Bispo Regente da Penitenciária Apostólica da Santa Sé, Dom Gianfranco Girotti, concedeu uma entrevista ao jornal oficioso do Vaticano, L'Osservatore Romano.

No extenso diálogo, o Prelado Vaticano explicou que atualmente existem pecados sociais como a manipulação genética em que se vulnera o respeito à vida, a área das drogas e a desigualdade social.