O Observador Permanente da Santa Sé ante a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Dom Renato Volante, assinalou que se deve transformar a justiça e a solidariedade em "praxe políticas, normas e ações para lutar contra a pobreza em todas suas dimensões, tanto materiais como espirituais".

Em uma recente intervenção, na 29º Conferência Regional da FAO para o Oriente Próximo realizada no Cairo (Egito), o Prelado indicou que a Santa Sé convida a situar os resultados deste encontro "em uma perspectiva que compreenda ao ser humano em sua totalidade, sublinhando os valores fundamentais de história, diversidade de culturas, experiência religiosa e vida social no Oriente Próximo".

Em seu discurso titulado "promover a segurança alimentara com particular atenção às condições dos pequenos agricultores", Dom Volante recordou que "a Santa Sé dá uma atenção especial às iniciativas internacionais encaminhadas a resolver as situações de fome, carências de mantimentos e má nutrição, sobre tudo em momentos de forte necessidade em algumas zonas do mundo".

Do mesmo modo, afirmou que "a situação de segurança alimentar no Oriente Médio é preocupante", até "em presença de um desenvolvimento geral e da disponibilidade de mantimentos destinados à nutrição das pessoas".

Nesta região, explicou Dom Volante, há um "contraste entre as potencialidades reais e a vontade de tomar medidas que garantam" tanto "o consumo apropriado de mantimentos" como "o bem-estar da população, sobre tudo nos lugares naturalmente propensos a desertificação".