O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assegurou que a cruz "é o lugar de alegria, o sinal de vida, o símbolo de amor e perdão" e por isso "devemos resgatar em nossa mente e obras que a cruz não é todo o negativo, não é sinal só de castigo".

Na Missa dominical, o Cardeal assinalou que "Jesus Cristo com sua morte na cruz a converte em trono de sua realeza, de seu perdão, da alegria, e todos sabemos que na natureza mesma de nossa vida nos acompanha o sofrimento, a penitência, e nos abraçamos, procuramos e beijamos a cruz".

Depois de indicar que "a cruz é a escada pela que chegamos ao céu", o Cardeal Cipriani exortou aos fiéis a seguir o caminho da cruz. "Corramos, procuremos essa cruz sem temor, com sinceridade, sempre é tempo para o perdão", demarcou.

Não deve ser como "os fariseus que dizem e não fazem, acredito e continuo igual", pediu o Arcebispo de Lima. Devemos "seguir a Cristo de uma maneira prática", se você acreditar, "se confessa. Se confessou?, Converta-se. CSe converteu?, procure  outros e verá como a alegria invade sua alma", asseverou.

"Venha até a cruz, não evite a dor, a penitência, o sacrifício, morra um pouco ao pecado, às paixões. Por esse caminho encontrará luz, alegria, paz e serenidade. Confirmemos a fé nessa cruz redentora que é luz, paz, fortaleça e caminho de verdadeira alegria", concluiu o Cardeal Cipriani.

Em programa radial

Do mesmo modo, o Cardeal se referiu em seu programa radial Diálogo de Fé a recente solução do conflito entre a Colômbia e Equador e ressaltou "a coragem dos mandatários de ter sabido confrontar a verdade em meio deste diálogo, não muito exemplar, mas que finalmente conseguiu aproximar as posições e que os povos irmãos se expressem de uma maneira mais sensata para conseguir a paz na região".