Em mais um passo em contra da vida na Colômbia, depois da despenalização do aborto por parte da Corte Constitucional realizada em 2006, o Ministério de Proteção Social deu a conhecer a regulamentação para um programa que entregará gratuitamente a abortiva "pílula do dia seguinte", preservativos e outros anticoncepcionais às jovens do país.

Conforme informou o jornal El Tiempo em sua edição online, Branca Elvira Cajigas, Vice-ministra de Saúde e Bem-estar, indicou que a pílula do dia seguinte será entregue a adolescentes entre 15 e 19 anos que não estejam filiadas ao sistema de saúde, nos serviços de urgências dos hospitais, clínicas e centros de saúde públicos e privados do país. "A medida cobre às vítimas de violação e a todas aquelas mulheres que tenham relações sexuais desprotegidas", acrescentou.

"O propósito é que estas pílulas não acabem convertidas em um método de planificação familiar. Quem as pedir receberá uma assessoria sobre seu uso e deverão inscrever-se, obrigatoriamente, no programa regular de planificação familiar, mediante o qual poderão escolher algum dos outros métodos", disse a funcionária.

Cajigas também explicou que com este programa se pretende que para o próximo ano, "quando alcançarmos cobertura universal em saúde, todas possam aceder".

A pesar de que cientificamente foi demonstrada sua pouca eficácia para prevenir enfermidades venéreas, a funcionária indicou que os preservativos "somente os receberão casais com diagnósticos confirmados do HIV SIDA, hepatite B, hepatite C e infecções de transmissão sexual. Basta o diagnóstico de um dos dois".

Os outros anticoncepcionais que podem ser solicitados pelas colombianas são os implante sub-dérmicos e os anticoncepcionais orais e injetáveis. "A decisão de inclui-los-se tomou logo depois de que um estudo realizado pelo Ministério indicou que, a longo prazo, resulta mais rentável entregar estes métodos aos colombianos (em termos de produtividade e prevenção de gravidezes não desejadas e enfermidades de transmissão sexual), que não fazê-lo", precisa El Tiempo.