Em setembro de 2005, Haleigh Poutre foi hospitalizada em estado de coma devido aos severos maus tratos que recebeu por parte de seus pais adotivos. Os médicos estiveram a ponto de deixá-la morrer, mas a menina começou a dar sinais de melhoria. Hoje sua assombrosa recuperação lhe permitiria declarar contra seus agressores.

Conforme informou LifeSiteNews.com, quando foi hospitalizada Haleigh apresentava cicatrizes, ferimentos abertos e fechados, sinais de queimaduras e uma tomografia revelou um coágulo na superfície de seu cérebro. Os médicos asseguraram que nunca se recuperaria.

Seus pais adotivos, Jason e Holli Strickland, foram presos por abuso infantil. Holli se suicidou pouco depois e seu padrasto ficou na prisão com a potestade de tomar decisões médicas sobre a menina.

A custódia de Haleigh foi cedida então ao Departamento de Serviços Sociais de Massachusetts, que em outubro de 2005 –apenas seis dias depois de receber a custódia- obteve uma ordem judicial para remover os aparelhos que a mantinham com vida.

Ironicamente, foi Jason Strickland quem lutou pela vida da menina, já que se Haleigh morria devia enfrentar acusações por assassinato.

A demora das apelações na corte terminou beneficiando a Haleigh. Em janeiro de 2006 a corte decidiu dar luz verde à eutanásia, mas a menina começou a mostrar sinais de melhoria. Dias antes de que os médicos estivessem preparados para retirar os aparelhos que a alimentavam, Haleigh começou a respirar por seus próprios meios e o Departamento de Serviços Sociais deveu suspender seus planos.

Haleigh foi levada a Hospital Franciscano para Crianças perto de Boston, um centro especializado em crianças com severas discapacidades. Conforme informa a imprensa, a menina já pode comunicar-se com a ajuda de um teclado e inclusive pode pronunciar algumas palavras.

LifeSiteNews.com sustenta que o irônico deste caso "é que Jason Strickland, que enfrenta múltiplas acusações por abuso, foi quem em última instância salvou a vida de Haleigh e será possivelmente condenado a partir do testemunho que ela emita em sua contra. Entretanto, o Departamento de Serviços Sociais de Massachusetts, que procurou sua morte porque não teria uma vida ‘significativa’ não será submetido a julgamento".