O Observador Permanente da Santa Sé ante as Nações Unidas em Nova Iorque, Dom Celestino Migliore, pediu aos países industrializados compartilhar "suas tecnologias mais avançadas e limpas" com os países em vias de desenvolvimento para evitar que se repitam erros.

Durante a 62a. sessão da assembléia geral desse organismo cujo tema foi "Confrontar a mudança climática: as Nações Unidas e o mundo na obra", o Arcebispo explicou que "o emprego das denominadas ‘tecnologias limpas’ é um ingrediente importante do desenvolvimento sustentável. Para evitar que os países em vias de industrialização repitam os enganos que cometeram no passado os países mais industrializados, estes devem compartilhar com os primeiros suas tecnologias mais avançadas e limpas".

"Terá que respirar aos mercados para que patrocinem as ‘economias verdes’ em vez de sustentar a demanda de bens cuja produção é prejudicial para o meio ambiente. Os consumidores devem conhecer a repercussão de seus modelos de consumo no ambiente", indicou.

Do mesmo modo, considerou que "o desafio da mudança climática é ao mesmo tempo, pessoal, local, nacional e mundial. Por isso, deverá ser encarado com uma resposta adequada em cada um destes âmbitos. É necessária uma aliança global para a adoção de uma estratégia política internacional de modo que se assegure a todos um meio ambiente saudável".