O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, indicou que os educadores católicos devem "seguir propondo com renovado vigor a mensagem evangélica como oferta de sentido plenamente válida às perguntas e expectativas dos nossos alunos".

Em uma carta pela celebração da 23º Jornada diocesana de Ensino, o Cardeal –que esta semana foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Espanhola- indicou que "nossa Igreja diocesana confia plenamente no trabalho que levam a cabo tantos educadores cristãos que na escola estatal, seja através da aula de Religião e Moral católica, seja com a sua presença na tarefa educativa diária que vivem como uma vocação pessoal na Igreja".

Os mestres católicos devem "mostrar aos seus alunos o caráter razoável da fé, em um diálogo sincero e crítico com a cultura em que se inserem, contribuindo com valores e critérios que lhes ajudem a crescer em autêntica humanidade", demarca o Cardeal Rouco.

Do mesmo modo, recorda que o objetivo mais importante que deve confrontar a escola católica é "educar e formar aos seus alunos conforme o projeto educativo cristão".

A presença da Igreja no ensino se constata "por meio de instituições próprias configuradas da fé -escola católica", em "aqueles cristãos que consagram sua vida à tarefa docente -educadores cristãos"; quem "não foram imunes aos desafios" que "a mudança dos contextos socio-cultural, político e econômico provocou, nos exigindo respostas adequadas".

"A Igreja se faz presente na escola para tratar de ajudar ao aluno a crescer em todas as facetas de sua personalidade, por meio de um claro projeto educativo que, tendo seu fundamento em Cristo, está orientado a realizar uma síntese entre a fé, a cultura e a vida", assinala o Cardeal Rouco.

Em outra parte do documento, indica que o lema da jornada, "Escola católica, católicos na escola" busca "fazer luz sobre a totalidade da ação evangelizadora que a Igreja realiza no campo educativo" e sublinha "a importância que continua a ter para a Igreja sua presença evangelizadora no mundo escolar, em diálogo construtivo e respeitoso com outras concepções da vida".