350 jovens da Ilha de Guam, território não incorporado dos Estados Unidos na Micronésia, viajarão a Austrália para participar da Jornada Mundial de Juventude Sydney 2008 graças aos esforços da maioritária população católica local.

Conforme informou a agência Fides, os jovens conseguiram reunir o dinheiro para sua viagem através de atividades culturais, feiras, vendas, eventos esportivos e doações de organizações estrangeiras.

Do mesmo modo, a Coordenadora local do evento, Tarsila Muth, indicou que este tempo de esforço e preparação é de grande ajuda para o crescimento espiritual dos jovens e criou maiores vínculos entre eles.

Muth assinalou que a Igreja no país espera "que os jovens do Guam tenham a possibilidade de redescobrir seu chamado batismal e a centralidade dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, para descobrir um novo zelo apostólico por testemunhar mais plenamente o Evangelho no mundo moderno".

Muitas organizações e comunidades, como as Irmãs da Misericórdia na Austrália, também estão proporcionando ajuda dentro do Programa de Colaboração entre Peregrinos a jovens participantes do Peru, Sudáfrica, Papua Nova Guinea, Camboja, Timor Leste, Samoa, Filipinas, entre outros.