O Papa Bento XVI passará parte de suas próximas férias do verão na região alpina do Alto Adige, na província italiana de Bressanone, para logo transladar-se à residência papal de Castel Gandolfo, onde permanecerá o resto do verão.

Em seus dias de descanso, de 28 de julho a 11 de agosto, o Santo Padre se alojará no Seminário Maior de Bressanone, assinalou o Bispo de Bolzano-Bressanone, Dom Wilhelm Emil Egger, em uma recente conferência de imprensa.

"Eu estimo muito ao Papa Bento XVI, ele pode atrair tanto às massas como aos intelectuais", indicou o Prelado e adicionou que "no Bolzano vai encontrar uma atmosfera íntima e tranqüila".

Do mesmo modo, Dom Egger assegurou que o Pontífice "conhece bem o Seminário de Bressanone, porque o visitou com freqüência, quando era cardeal".

Os dias que durem as férias do Papa, tanto as audiências gerais das quartas-feiras como as privadas se suspenderão, e os únicos encontros que terá com os fiéis serão os domingos 3 e 10 de agosto na oração do Ângelus na Catedral de Bressanone.

Em 2005 e 2006 o Papa Bento XVI passou suas férias no Vale de Aosta e em 2007 na região alpina italiana de Lorenzago, nos Alpes Dolomitas.

A região de Alto Adige se encontra na parte norte da Itália, onde se fala italiano e alemão. A última visita de um Pontífice foi em julho de 1988 quando João Paulo II chegou de peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Pietralba, na localidade de Nova Ponente.

O Vaticano ainda deve confirmar a viagem do Pontífice.