A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou um documento intitulado “O Ano da Eucaristia: sugestões e propostas”, que acompanha a Carta apostólica do Papa João Paulo II “Emane nobiscum Domine”, já disponível em português.

O texto do documento, que responde a um pedido explícito da Carta do Papa, compreende um prólogo, um resumo dos cinco capítulos (Marco de referência, Contextos culturais, Linhas de espiritualidade eucarística, Iniciativas e compromissos pastorais e Caminhos culturais), uma lista dos documentos utilizados, os cinco capítulos e a conclusão.

“Para o desenvolvimento deste Ano –destaca o documento-, o Santo Padre deixou a iniciativa às Igrejas particulares. Não obstante, pediu à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que ofereça ‘sugestões e propostas’ que possam ser úteis para os que como pastores e agentes da pastoral, estejam chamados a contribuir sua contribuição em todos os âmbitos”.

A Congregação assinala então uma série de sugestões em nível diocesano e paroquial para realizar neste Ano da Eucaristia. Entre elas figuram:

·        Preparar documentos que ponham destaque o Ano da Eucaristia e favoreçam a reflexão de sacerdotes e paroquianos sobre os problemas doutrinais e pastorais de seus respectivos países (falta de sacerdotes, desapego à Missa dominical, abandono do culto eucarístico).

·        Promover congressos eucarísticos nacionais e convidar às universidades, faculdades e seminários a aprofundar neste tema.

·        Promover o conhecimento de Santos e santas, que tenham uma particular relação com a diocese e se distinguiram pelo amor à Eucaristia.

·        Incrementar a adoração perpétua do Santíssimo Sacramento em Igrejas e capelas adequadas, procurando que estejam abertas sobretudo durante o horário que favoreça às pessoas.

·        Organizar um encontro de adoração eucarística para jovens em proximidade com o Domingo do Ramos.

·        Dar espaço ao tema da Eucaristia em revistas diocesanas, sites da internet, emissoras de rádio e televisão locais.

·        Ensinar aos paroquianos  como se comportarem quando se entra na igreja.

·        Ajudar à participação interior durante a Missa, especialmente nos momentos mais importantes e educar à participação exterior.

·        Promover nas paróquias o culto eucarístico e a oração pessoal e comunitária diante do Santíssimo, incluindo assistência espiritual aos que se encontram em situações irregulares, que embora participem da Missa, não podem comungar.

·        Nos mosteiros, comunidades religiosas e institutos se sugere promover momentos de reflexão sobre a qualidade da celebração eucarística em comunidade assim como a possibilidade de aumentar as horas de adoração do Santíssimo.

O documento conclui assinalando que “o êxito deste Ano dependerá sem dúvida da profundidade da oração. Estamos convidados a celebrar a Eucaristia, a recebê-la e a adorá-la com a fé dos Santos. Este Ano especial deverá nos ajudar a encontrar ao Jesus na Eucaristia e a viver Dele”.