A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), anunciou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF), que declare inconstitucional o artigo da Lei de Biosegurança que prevê o uso de embriões em investigações científicas.

O Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Orlando Brandes, recordou que as células tronco embrionárias não são necessárias para as investigações, pois existe a alternativa –já provada- das células tronco adultas não embrionárias.

"O embrião é um ser humano, um indivíduo que tem direito a nascer e tem todos os elementos necessários, segundo a ciência, para um ser adulto. É uma semente que vai desenvolver-se", assinalou o Prelado.

O anúncio da CNBB se soma à ação de inconstitucionalidade apresentada pelo ex-procurador Cláudio Fonteles, quem advertiu que o artigo 5° da Lei de Biosegurança, que prevê o uso de embriões, "fere a inviolabilidade do direito à vida" garantido pela Carta Magna.

Entretanto, as auto-nomeadas Católicas pelo Direito a Decidir (CDD), encomendaram uma pesquisa com o fim de pressionar às autoridades judiciais. Segundo este estudo, 75 por cento de brasileiros concordaria com a investigação com embriões.

As CDD são uma organização não reconhecida pela Igreja como entidade católica. Entretanto, sob dito nome promovem o aborto e toda aquela atividade –como a investigação com embriões-, que favoreça a esta indústria.