A fundação Mensageiros da Paz informou que os seqüestradores de Dom Paulos Faraj Rahho, Arcebispo de Mosul, estão exigindo 1.2 milhões de euros para liberar o prelado iraquiano seqüestrado na sexta-feira passada.

O presidente e fundador de Mensageiros da Paz, Padre Angel García, manifestou desde o Kurdistão sua esperança de que os seqüestradores renunciem ao resgate solicitado, e "liberem por motivos humanitários ao Arcebispo de Mosul, um homem de fé, não de política, que além demais está doente".

Também pediu do Iraque "que os governos, instituições religiosas e conferências episcopais de todo o mundo, manifestem-se, seguindo o chamado do Papa Bento XVI, e solicitem a imediata liberação de Dom Rahho".

Conforme informou a fundação, o sacerdote colabora na finalização do seqüestro do Arcebispo de Mosul e nos próximos dias chegará a Espanha com cinco crianças iraquianas doentes para ser tratadas no país.

O Padre García acompanhou aos familiares dos três jovens assassinados durante o seqüestro de Dom Rahho, quem além demais é seu amigo pessoal. Em março de 2005, o Arcebispo visitou a Espanha convidado pelo sacerdote para fazer uma chamada pela paz e reconciliação de seu povo. Nessa viagem foi tratado da cardiopatia que padecia.