O corpo do Santo Padre Pio de Pietrelcina foi exumado para ser exibido a partir de 24 de abril próximo perante os devotos que cheguem até São Giovanni Rotondo pelo 40º aniversário de sua morte.

O Arcebispo local, Dom Domenico D'Ambrosio, fiscalizou o trabalho de exumação e declarou à imprensa que o cadáver aparece "bem conservado". "Via-se claramente a barba, a parte superior do crânio, os joelhos, o queixo perfeito e o resto do corpo bem conservado", assinalou e destacou que as mãos e as unhas estavam perfeitas.

Do mesmo modo, precisou que não havia "sinal alguma dos estigmas", que apareceram a finais de 1911 e desapareceram pouco antes de sua morte.

O Arcebispo explicou que os restos se colocarão em uma urna na cripta do santuário onde até agora estavam enterrados.

Dom D'Ambrosio explicou aos meios locais que o Papa Bento XVI tem a intenção de ir até o santuário, um dos mais visitados do mundo.

 

Sua vida

Francesco Fogiorne nasceu em 25 de maio de 1887 em Pietrelcina, Itália. Aos 16 anos ingressou no noviciado da ordem dos Frades Menores Capuchinos e recebeu o nome de Frei Pio.

Foi ordenado sacerdote em 1910 e por motivos de saúde permaneceu com sua família durante seis anos. Em 1916 foi enviado ao Convento de São Giovanni Rotondo e permaneceu ali até sua morte. Logo de 8 anos de sacerdócio, recebeu os estigmas de Jesus Cristo em suas mãos, pés e flanco esquerdo. Levou-os consigo até pouco antes de morrer.

Por mais de 50 anos acolheu a todos os que iam a seu confessionário em busca de conselho e consolo.

Quando sofreu investigações e restrições em seu serviço sacerdotal, tudo o aceitou com profunda humildade. Perante acusações injustificadas e calúnias, sempre calou confiando no julgamento de Deus, de seus diretores espirituais e da própria consciência.

Sua saúde piorou rapidamente em seus últimos anos de vida. Faleceu em 23 de setembro de 1968, aos 81 anos de idade.

Nos anos seguintes à sua morte, a fama de santidade e de milagres cresceu constantemente. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1999 e canonizado em 2002.