Dirigindo-se aos participantes da VI Jornada Européia dos Universitários reunidos na Sala Paulo VI e aos milhares de jovens que seguiram sua mensagem via satélite em distintas cidades, o Papa Bento XVI pediu-lhes cooperar “junto com seus coetâneos de todo o mundo, para que a seiva do Evangelho renove a civilização” da América, Europa e “toda a humanidade".
“As grandes cidades européias e americanas são cada vez mais cosmopolitas, mas com freqüência  falta-lhes esta seiva capaz de fazer que as diferenças não sejam um motivo de divisão ou de conflito, mas pelo contrário de enriquecimento recíproco”, explicou o Pontífice.
O Papa dirigiu a oração do Santo Rosário e em seguida cumprimentou os participantes do evento promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa e o Escritório para a pastoral universitária do Vicariato de Roma, sobre o tema: "Europa e as Américas juntas para construir a civilização do amor".
O Pontífice afirmou que "o cristianismo constitui um laço forte e profundo entre o chamado velho continente e o chamado "novo mundo". Neste contexto, recordou "o lugar fundamental que ocupam a Sagrada Escritura e a liturgia cristã na cultura e na arte dos povos europeus e americanos".
Depois de lamentar que "a chamada "civilização ocidental" perdeu em parte sua inspiração evangélica", o Santo Padre sublinhou que é necessária "uma reflexão honrada e sincera, um exame de consciência. Se deve discernir entre o que constrói a "civilização do amor", segundo o desígnio de Deus revelado em Jesus Cristo, e o que se opõe a ela".
O Papa destacou que "a civilização do amor é "convivialidade", quer dizer, convivência respeitosa, pacífica e jubilosa das diferenças em nome de um projeto comum, que a beato Papa João XXIII fundamentava sobre os quatro pilares do amor, da verdade, da liberdade e da justiça".
"Este é o projeto que hoje lhes encomendo, queridos amigos: sede discípulos e testemunhas do Evangelho, pois o Evangelho é a boa semente do Reino de Deus, quer dizer, da civilização do amor! Sede construtores de paz e de unidade!", adicionou.
Finalmente, afirmou que "sinal desta unidade católica" é a iniciativa de entregar a cada um dos universitários o texto da encíclica "Spe salvi" em um CD em cinco idiomas.
Durante o encontro houve conexões via satélite com universitários de Nápoles (Itália); Bucarest (Romênia), Toledo (Espanha); Avignon (França); Minsk (Bielorrúsia); Washington (EUA); Cidade de México (México); Havana (Cuba); Aparecida (Brasil) e Loja (Equador).