Niedziela, o principal diário semanário católico da Polônia, revelou através de uma sondagem que para a grande maioria dos poloneses, o sacramento da reconciliação é uma prática fundamental na vida dos crentes.
O sondagem foi realizada pelo Instituto de Estatística da Igreja Católica sob a direção do sacerdote Witold Zdaniewicz, por encargo do semanário Niedziela.
Conforme informou Niedziela, com sede em Czestochowa, para os católicos da Polônia o sacramento do perdão é uma das coisas mais importantes e fundamentais da vida religiosa. 51,7 por cento se confessa algumas vezes durante o ano; 46,5 por cento se confessa cada mês e 1,7 por cento o faz uma vez o ano.

Para os poloneses, este sacramento é importante em sua vida cotidiana. Para 85,9 por cento, a confissão leva consigo uma mudança na vida espiritual; 53,8 por cento considera que a confissão ajuda a trocar e aprofundar as relações em família; 53,6 por cento assinala que a confissão ajuda a perdoar ao próximo.
Do mesmo modo, consideram que o sacerdote joga um papel importante no confessionário. Para 55,7 por cento é a testemunha da Misericórdia Divina; 47,4 por cento o considera o diretor espiritual que entende a vida das pessoas; para 9 por cento é o juiz que dá a penitência; e 34,7 por cento o chama médico espiritual.
"A Quaresma é uma boa ocasião para refletir sobre nossa vida e também sobre nossa religiosidade, sobre tudo sobre a prática do sacramento do perdão", comentou o redator chefe do semanal Niedziela, Dom Ireneusz Skubis