No documento “O Ano da Eucaristia: sugestões e propostas”, publicado nesta quinta-feira, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos explicou que o Ano da Eucaristia que o Pontífice inaugurará no domingo, dia 17, está em continuidade com o Ano do Rosário que concluiu em outubro passado.

“Apenas um ano depois da conclusão do Ano do Rosário”, explica o prólogo do documento, “há uma nova iniciativa do Santo Padre: O Ano da Eucaristia (outubro 2004 - outubro 2005)”. O documento destaca que ambas as iniciativas “estão em continuidade” e explica que “se situam, de fato, no marco da guia pastoral que o Papa deu à Igreja inteira com a Carta apostólica ‘Novo millennio ineunte’, colocando no centro do compromisso eclesiástico a contemplação do rosto de Cristo, no marco do Concílio Vaticano II e do Grande Jubileu”.

“Agora, o Ano da Eucaristia nos oferece uma ocasião pastoral muito importante para que toda a comunidade cristã se sensibilize e faça deste admirável Sacrifício e Sacramento o centro de sua vida”.