Nesta quinta-feira começou em Bogotá, por iniciativa do Departamento de Comunhão Eclesiástica e Diálogo do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) o II Congresso de Movimentos Eclesiásticos e Novas Comunidades da América Latina e o Caribe.

O encontro, que tem como lema: “Movimentos Eclesiásticos e Novas Comunidades, Discípulos e Missionários de Jesus, Luz do Mundo”, começou em 28 de fevereiro na Casa de Encontros São Pedro Claver, na Cidade de Bogotá (Colômbia), e se prolongará até 2 de março.

Nele participam Bispos responsáveis pelas Conferências Episcopais da Comissão de Movimentos; assim como sacerdotes e delegados de 35 movimentos eclesiásticos da América Latina e o Caribe. Também conta com a participação de delegados do Pontifício Conselho para os Leigos e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Entre os temas que se vêm abordando nas conferências e discussões figuram “O processo da Missão Continental”;  “O Acontecimento de Aparecida e os Movimentos Eclesiásticos”; “O itinerário pedagógico para formar Discípulos Missionários segundo o Documento de Aparecida nos Movimentos”.