A Conferência Episcopal Equatoriana se solidarizou com o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, pelo arrombamento do local de sua arquidiocese perpetrada na quarta-feira por um grupo de chavistas.

O Episcopado publicou uma breve nota em que informa sobre o envio de uma carta de solidariedade ao Cardeal "pelo ultraje a sua pessoa e à residência arcebispal".

"Ao mesmo tempo que deploramos este ultraje, nos unimos a vocês, Bispos cristãos venezuelanos, no esforço porque se agilize o percurso do caminho que conduz a uma permanente solução das necessidades do povo, sem condicionar sua liberdade com pressão nenhuma", indicaram os bispos equatorianos na missiva.

Um grupo de militantes presididos pela líder chavista Lina Ron, tomou violentamente na manhã da quarta-feira 27, a sede do Arcebispado de Caracas para protestar contra a Igreja Católica e a cadeia independente de notícias "Globovisión".

A turma encapuzada chegou até a sede da Arquidiocese e ingressou violentamente, tentando despejar o pessoal que ali se encontrava, incluindo o Bispo Auxiliar, Dom Jesus González de Zárate.