Ao receber nesta quinta-feira pela manhã os participantes do capítulo geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), O Papa João Paulo II assinalou que os sacerdotes devem aspirar a uma vida cristã exigente e exemplar.

O Pontífice recordou que durante sua assembléia geral, os Palotinos tinham refletido sobre “alguns desafios religiosos que o Instituto deve confrontar neste momento histórico. Em particular, fizeram insistência no serviço que deve realizar sua Sociedade no âmbito da União do Apostolado Católico”.

“Para levar a cabo a missão –adicionou o Papa-, os sacerdotes e religiosos, com a participação dos leigos, devem manter-se solidamente unidos a Cristo, a quem são Vicente Pallotti amou e serviu com fidelidade heróica. Só deste modo suas comunidades serão ‘células vivas de inspiração e atividade palotina”.

O Santo Padre destacou além disso que “esta fidelidade ao espírito das origens exige uma formação constante e um anseio missionário participado. Só pessoas que procurarem uma ‘medida alta’ da vida cristã podem tomar decisões pastorais de grande eficácia apostólica”.

“Que a base de tudo isto seja uma oração intensa e uma vida sacramental assídua, centrada na Eucaristia! Espiritualidade e apostolado, formação e missão, são as duas caras daquela única perfeição evangélica, que se reflete de modo exemplar na vida de São Vicente Pallotti”, concluiu o Papa.