O Bispo de São Nicolás dos Arroios, Dom Héctor Sabatino Cardelli, lamentou que na Argentina exista "uma alta percentagem de católicos sem consciência de sua missão de ser sal e fermento no mundo, com uma identidade cristã débil e vulnerável".
Em uma recente homilia, o Prelado recordou que "são muitos os fiéis que não participam da Eucaristia dominical, nem recebem com regularidade os sacramentos nem se inserem ativamente na comunidade eclesiástica".
Do mesmo modo, indicou que "o aborto que ameaça a vida, a infância abandonada, a família quebrada, a violência social e a insegurança, as buscas equivocadas: sexo, álcool, droga", a "fome de amor e justiça, a concentração das riquezas", são fatos que deveriam questionar aos católicos, mas não têm eco pelo "morno protagonismo dos nossos dirigentes e dos nossos fiéis para ler da fé estes interrogantes".
Esta realidade "constitui um desafio que questiona profundamente a maneira como estamos educando na fé", assegurou Dom Cardelli. "Ou educamos na fé, ficando realmente em contato com  Jesus Cristo e convidando a seu seguimento, ou não cumpriremos a nossa missão evangelizadora", que é uma "tarefa irrenunciavel" a qual "fomos constantemente convocados", destacou.

Por isso se devem "procurar formas de aproximação para ajudá-los a valorizar o sentido da vida sacramental, da participação comunitária e do compromisso cidadão", além da busca de autênticos valores e virtudes cristãs, destacou o Prelado.
Em outro momento, o Bispo exortou a "aproveitar pedagogicamente o potencial educativo que encerra a piedade popular Mariana", pois "cultivando o amor pessoal a Maria, verdadeira educadora da fé" o cristão vai assemelhando-se "cada vez mais a Jesus Cristo provocando a apropriação progressiva de suas virtudes".
"Combater a vida cristã vegetativa e a pastoral de manutenção", mudá-la "por uma vida cristã de comunhão e participação, decidida, valente, criativa, para superar a iniciação cristã fragmentada. Deus, que nos mostra este caminho, não deixará de nos dar a força para percorrê-lo", concluiu Dom Cardelli.