Durante a audiência com os Bispos de El Salvador que se encontra em Roma concluindo sua visita "Ad Limina", o Papa Bento XVI destacou a necessidade de uma "evangelização ambiciosa e audaz".

No discurso pronunciado em espanhol, o Santo Padre recordou que "o povo salvadorenho se caracteriza por ter uma fé viva e um profundo sentimento religioso" e destacou que  o Evangelho pregado "com ardor por pastores cheios de amor de Deus, como Dom Óscar Arnulfo Romero, arraigou amplamente nessa formosa terra".

O Santo Padre lamentou a situação de pobreza pela que "muitos se vêem obrigados a emigrar em busca de melhores condicões de vida, o qual provoca freqüentemente conseqüências negativas para a estabilidade do matrimônio e da família. Sei também dos esforços que estão fazendo para promover a reconciliação e a paz em seu país, e superar assim dolorosos acontecimentos do passado".

Entretanto, o Pontífice destacou que diante da evidente necessidade  de "melhorar as estruturas e condições econômicas", "não se deve esquecer que o homem não é um simples produto das condições materiais ou sociais em que vive".

"Necessita mais, aspira a mais do que a ciência ou qualquer iniciativa humana pode dar. Há nele uma imensa sede de Deus. Sim, queridos irmãos Bispos, os homens desejam Deus no mais íntimo de seu coração, e Ele é o único que pode apagar sua sede de plenitude e de vida, porque só Ele nos pode dar a certeza de um amor incondicional, de um amor mais forte do que a morte", sublinhou.

"Por isso –adicionou- é preciso impulsionar um ambicioso e audaz esforço de evangelização em suas comunidades diocesanas, orientado a facilitar em todos os fiéis esse encontro íntimo com Cristo vivo que está na base e na origem do ser cristão".

A respeito, Bento XVI destacou a urgência de uma pastoral "centrada  em Cristo mesmo, ao que terá que conhecer, amar e imitar"; e para isso "deverá ajudar aos fiéis leigos a que descubram cada vez mais a riqueza espiritual de seu batismo", "que iluminará seu compromisso de dar testemunho de Cristo em meio da sociedade humana". O Papa explicou que para isso os seglares necessitam "uma intensa vida de oração, escutar assídua e humildemente a Palavra de Deus e participar freqüentemente nos sacramentos, assim como adquirir um forte sentido de pertença eclesiástica e uma sólida formação doutrinal, especialmente assim que se refere à doutrina social da Igreja".

Referindo-se logo aos sacerdotes, o Santo Padre destacou que "eles merecem vossos melhores desvelos e a vossa proximidade a cada um, conhecendo sua situação pessoal, atendendo-os em todas suas necessidades espirituais e materiais e animando-os a prosseguir com alegria seu caminho de santidade sacerdotal".

O Santo Padre  destacou que  "o amor e a fidelidade do sacerdote à sua vocação será a melhor e mais eficaz pastoral vocacional, assim como um exemplo e estímulo para os vossos seminaristas, que são o coração das vossas Dioceses, e nos que tendes que concentrar os vossos melhores recursos e energias, porque são esperança para as vossas igrejas".

"Embora os desafios que tendes perante vós são enormes e parecem superiores às vossas forças e capacidades, sabeis que podeis ir com confiança ao Senhor, para quem nada há de impossível, e abrir o vosso coração ao impulso da graça divina"; porque "Ele é quem faz fecundo o vosso ministério episcopal", concluiu o Santo Padre.