O Movimento Cristão Liberação (MCL), que preside o dissidente Oswaldo Payá Sardiñas, anunciou a publicação do primeiro número de "Liberação", uma revista cristã independente, que a partir de agora se converterá em porta-voz oficial do MCL.

O primeiro número da revista, em formato eletrônico, vincula seu surgimento com uma antiga publicação católica, "Povo de Deus", que "nasceu faz 20 anos na Paróquia de Colina, como iniciativa de alguns leigos cristãos que quisemos proclamar a liberdade e os direitos de todos os cubanos e de todos os seres humanos, que ‘têm direito aos direitos por ser filhos de Deus’".

Conforme assinala a apresentação de "Liberação", "Povo de Deus" foi "a primeira publicação livre que proclamou a boa e grande noticia da liberação para os cubanos, em meio da opressão que sofre nosso povo".

"Essa humilde mas radical publicação –segue a apresentação da nova revista- foi a voz da Penha Cristã do Pensamento Cubano, grupo de reflexão e debate antecessor do Movimento Cristão Liberação.

"Povo de Deus" foi suspenso e A Penha disolvida; mas alguns de seus integrantes fundaram o Movimento Cristão Liberação em setembro de 1988.

"Hoje –diz a nota de apresentação da nova revista-, em continuidade com Povo de Deus, publicação livre e liberadora, e como voz do Movimento Cristão Liberação, nasce o periódico Liberação, no aniversário 155 do passo à vida eterna do Padre Félix Varela", o sacerdote precursor da independência cubana, cuja causa de beatificação foi introduzida.

Liberação, segundo seus responsáveis "nasce para o povo e como voz do povo, para servir com a Verdade, convidando a todos a que a busquem com sincero coração: ‘e conhecereis verdade, e a verdade vos fará livres’. Mais do que defini-la, queremos assumir a Verdade, e exortar a que seja assumida por todos".

A revista nasce também "para proclamar e defender os direitos das pessoas… em defesa dos marginalizados e os pobres do nosso povo, dos que ninguém menciona, dos que sofrem a enfermidade e a injustiça… propondo a reflexão e a crítica, praticando a denúncia profética, chamando ao diálogo a todos e entre todos para alcançar a justiça em nossa Pátria, promovendo a liberdade de consciência e exortando a exercer a liberdade… em qualquer circunstância e além de qualquer força humana".

"A Jesus Cristo, Senhor da História, encomendamos nossa missão", conclui a apresentação do novo porta-voz do MCL.