O Escritório de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé anunciou esta segunda-feira que em 1 de março se realizará o consistório para o voto dos cardeais sobre algumas causa de canonização, entre elas a da beata equatoriana Narcisa de Jesus Martillo Morán.

O Consistório, que se realizará logo da oração da Hora Sexta da Liturgia das Horas, os cardeais revisarão as seguintes causas de canonização:

Gaetano Errico (Itália), presbítero, Fundador dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Maria Bernarda Bütler (Suíça), Virgem, Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Alfonsa da Imaculada Concepção (Anna Muttathupadathu -Índia), Virgem, da Congregação das Clarissas Da Terceira Ordem de São Francisco.

Narcisa de Jesus Martillo Morán (Equador), leiga.

A Beata Narcisa nasceu em Nobol, Equador, a finais de 1832. Seus pais foram dom Pedro Martillo Mosquera e dona Josefina Morán, desempenhavam-se como camponeses e morreram quando Narcisa era muito jovem.

A beata equatoriana se transladou a Guaiaquil onde viveu por mais de 15 anos dedicada à oração, ao trabalho manual e à caridade apostólica. A princípios de 1868 viajo a Lima e ali continuou sua vida virtuosa como secular, hospedada na Casa das Irmãs da Ordem Leiga do São Domingos, até sua morte em 8 de dezembro de 1869.

Seu corpo foi transladado a Guaiaquil em 1955 e agora permanece em seu povo natal.

O Papa João Paulo II a beatificou em 25 de outubro de 1992.