Em um comunicado dado a conhecer nesta segunda-feira, a Cconferencia de Bispos Católicos de Cuba (COCC) deram a conhecer um comunicado no que assinalaram que o povo cubano espera das novas autoridades reformas importantes embora graduais.

Os bispos cubanos assinalam que tanto a renúncia de Fidel Castro à presidência de Cuba após 49 anos, e a visita do Cardeal Tarcisio Bertone para presidir as celebrações comemorativas da visita do Papa João Paulo II a Cuba foram acontecimentos "que revestem um caráter excepcional, pois confluem na configuração de um novo Conselho de Estado que inclui um novo Presidente".

O comunicado da COCC dá "graças a Deus porque a paz possibilitou, em seu momento, que as mais altas autoridades do país convidassem a trabalhadores, estudantes e povo em geral a debater os problemas mais urgentes de toda índole que afetam a nosso povo. O chamado insistia a que isto se fizesse com claridade e valentia".

Os Bispos recordaram também que "em nossa Mensagem de Natal dizíamos que este debate prometedor tinha criado muitas expectativas no povo de um melhoramento em suas condições de vida".

Os Bispos rezam "ao Senhor e à Virgem da Caridade , nossa Mãe, Padroeira de Cuba", para que "esta Assembléia renovada que acaba de inaugurar-se, o Conselho de Estado e seu novo Presidente tenham a luz do Alto para levar adiante com decisão essas medidas transcendentais que sabemos devem ser progressivas, mas que possam começar a satisfazer a partir de agora as ânsias e inquietações expressas pelos cubanos".

O comunicado da COCC finalmente, renova "nossos votos de confiança, e com esperança cristã, formula estes desejos ao novo Presidente Raúl Castro Ruz, ao Conselho de Estado e à Assembléia do Poder Popular, tendo sempre perante os nossos olhos o bem comum do povo cubano ao qual servimos, e pedindo ao Senhor o dom da paz para nossa nação".