Uma pesquisa realizada pelo Viceministério da Juventude, o Conselho da Pessoa Jovem da Costa Rica, e o Fundo de População das Nações Unidas revelou que 80 por cento dos jovens acreditam em Deus.

Os resultados da I Pesquisa Nacional de Juventude, que se deram a conhecer na terça-feira 19 de fevereiro de 2008 em uma cerimônia realizada no Teatro 1887 do Conselho Nacional de Cultura costa-riquenha; indicaram que "8 de cada 10 jovens acreditam em Deus como um Ser Superior que rege e alimenta suas vidas".

Por sua parte o Vigário Geral da Arquidiocese de São José, Pe. Guido Villalta, mostrou o seu agrado pelos resultados da pesquisa e assegurou que "mostram que Deus sim significa algo para os jovens, que os preenche e guia".

"Às vezes observamos certos comportamentos que aparentemente não teriam nada que ver com Deus ou a espiritualidade mas quando abordamos aos jovens pessoalmente descobrem que Deus tem muitíssimo que ver e que tem um grande significado para suas vidas porque muda sua forma de ver o mundo e de atuar", asseverou o presbítero.

Na pesquisa, que se realizou em abril de 2007, entrevistou-se a 2500 jovens "homens e mulheres com idades entre 15 e 35 anos que habitam no território nacional, costa-riquenhos e imigrantes", e lhes perguntou por temas referentes a sua família, emprego, educação, migração, sexualidade e visão de mundo, e forma de viver a espiritualidade, indicaram os organizadores.