O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes, pediu dar maior ênfase à catequese, especialmente a dirigida aos adultos; também recordou a necessidade de "unir o Evangelho e a cultura", levando-o às novas metodologias.

Durante sua exposição "O sacerdote e o ministério da catequese", o Cardeal afirmou que é fundamental que a catequese seja uma "renovação da vida da fé, de vivencial a doutrinal. Um modelo metodológico que leva a experiência de Deus".

Do mesmo modo, exortou a impulsionar um "processo permanente de formação na fé", especialmente dos adultos. Disse que para isso se pode recorrer ao documento da Conferência Episcopal Espanhola "Para dar Razão da Fé".

Em sua exposição, o Cardeal também explicou a dimensão trinitária da catequese. Indicou que devem destacar-se "os conteúdos do primeiro anúncio, amadurecer a fé inicial, ajudar à adesão profunda de Cristo que conduza ao Pai. Daí nasce o discípulo".

O Cardeal Claudio Hummes dirigiu este discurso no marco do programa de Extensão Universitária da Faculdade de Teologia "São Dámaso", realizado no Seminário Conciliar de Madri.