O presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Cardeal Julián Herranz, voltou a denunciar em Roma o “fundamentalismo laicista” de alguns políticos e meios de informação espanhóis e destacou a “galhardia” dos bispos que exercem seu magistério “dentro da mais absoluta legalidade democrática”.

O Cardeal espanhol defendeu que “nenhum partidário desse fundamentalismo laicista ou totalitarismo agnóstico semeie confusão nas consciências” e destacou “a verdade e a galhardia com a que os bispos espanhóis estão exercendo seu magistério”.

Assim se expressou o Cardeal durante a homilia que pronunciou na Missa que, com motivo da Festividade da Virgem do Pilar e Festa Nacional da Espanha, presidiu em Roma.

Depois de mostrar sua preocupação por algumas reforma do Governo espanhol em matéria social, o Cardeal precisou a respeito que as observações críticas que fazem os bispos fazem “com todo respeito” não se apóiam só em princípios cristãos, mas também na natureza humana.

O Cardeal Herranz pediu não confundir a fé cristã com uma ideologia política “nem de direita, nem de esquerda, nem de centro” e reiterou a importância da harmonia e a cooperação entre a Igreja e o Estado para a pacífica convivência democrática na Espanha.