O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que em 1 de março o Papa Bento XVI presidirá uma vigília Mariana, onde participarão universitários da Europa e América, como parte da VI Jornada Européia de Universitários.

O encontro, que se realizará no Salaa Paulo VI, tem como lema: "Europa e as Américas juntas para construir a civilização do amor" e é promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais Européias e o Escritório para a Pastoral Universitária do Vicariato de Roma.

Depois da reza do rosário às17h, o Santo Padre "pronunciará um discurso" e "antes de despedir-se entregará uma cópia da encíclica Spe Salvi a um grupo de estudantes universitários em representação de todos os presentes", informou o escritório de imprensa vaticano.

Do mesmo modo, indicaram que outra das atividades no marco da Jornada será um congresso que terá como tema de reflexão: "Europa e as Américas juntas para um desenvolvimento integral e solidário", e que se realizará na Pontifícia Universidade Gregoriana de 28 de fevereiro a 1 de março.

O congresso contará com três sessões principais que tratarão sobre "Europa e as Américas na sociedade global", "O papel da formação universitária nos desafios do desenvolvimento", e "Culturas e modelos de universidade na globalização".

O último dia do evento haverã duas mesas redondas sobre "O problema da fuga dos cérebros, Estados Unidos-América Latina-Europa"; e "A experiência e as perspectivas da cooperação universitária para o desenvolvimento integral e solidário".