O Arcebispo de Toledo, Dom. Antonio Cañizares Llovera, apresentou o Plano Pastoral da diocese para os próximos cinco anos no qual se apresentam objetivos e ações cujo fim último é “impulsionar uma pastoral missionária, centrada na experiência de Deus em Cristo, para fazer de Toledo uma diocese evangelizada e evangelizadora”

Conforme explicou o Arcebispo Primaz da Espanha, o plano se divide em programas anuais que, por sua sua vez, têm objetivos gerais e concretos.

Assim, para o ano 2004-2005 se intensificará a experiência de Deus em Cristo através do fomento da vida de oração e encontro com Deus a nível pessoal, familiar e comunitário, a revitalização das celebrações litúrgicas, especialmente a Eucaristia dominical e a difusão do conhecimento da Sagrada Escritura.

Para obter estes primeiros objetivos, o Arcebispo anunciou a reorganização da escola diocesana de formação e a celebração de um Congresso Eucarístico Diocesano.

No plano quinqüenal Dom. Antonio Cañizares expõe as colocações que inspiram o Plano Pastoral e realiza uma reflexão sobre “a situação em que vivemos”. Ao respeito lamentou que a secularização da sociedade esteja provocando uma “perda de sentido de Deus” e uma “quebra da Humanidade”. Por isso, o Plano pretende “intensificar a ação evangelizadora da Igreja”, a fim de que a humanidade recupere “a defesa do homem e o respeito à moral”.