25 mil mexicanos se reuniram na pracinha do Anjo da Independência para celebrar o Festival pela Vida convocado por Direitos humanos do Concebido em representação de cerca de 60 associações civis, que demandam a defesa da vida da concepção.

Segundo os organizadores, "apesar das dificuldades e limitantes apresentadas pelas autoridades da capital", os participantes se uniram "às ações que se realizaram em outras cidades do país como são Querétaro, São Luis Potosí, Guadalajara, Cuernavaca, Monterrey, São Andrés Tuxtla e Celaya, entre outras".

"Este festival e as demais atividades que se realizaram, foram para exigir aos nossos governantes que nas leis que nos regem se respeite o direito fundamental da vida de todos os mexicanos e mexicanas do momento da concepção", indicaram.

Do mesmo modo, informaram que já têm 100 mil assinaturas em apóio aos Direitos humanos do Concebido, as mesmas que serão apresentadas ante a Suprema Corte de Justiça, as Comissões de Direitos humanos nacional, estatais e do Distrito Federal, a Assembléia Legislativa do Distrito Federal e a Câmara dos Deputados.

"Destacamos que por cima de partidos políticos e credos religiosos, esta convocatória apoiada na justiça pelos direitos humanos, reuniu pessoas de diversos setores: científico, acadêmico, empresarial, governamental, artistas, jovens, crianças, estudantes, famílias completas, etc.", sustentaram.

No evento houve apresentações musicais; deu-se leitura à Declaração dos Direitos humanos do Concebido; um grupo de crianças de maneira pedagógica explicaram a outras crianças como se inicia a vida a partir do momento da concepção; deram-se a conhecer os elementos científicos que respaldam o início da vida do momento da concepção, e para culminar, todos os presentes em um gesto de unidade entoaram o Hino Nacional Mexicano.

"Assinalamos que esta não será a única ação que se realizará; mais adiante continuaremos manifestando de diversas maneiras nosso amor e apoio à vida, por isso no momento oportuno daremos a conhecer as ações a empreender para esse fim", adicionaram.