O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes, indicou que a pedofilia é um dos mais graves problemas de inconduta sexual, mas assinalou que os meios de comunicação superdimensionaram o número de sacerdotes envolvidos, porque estes não chegam a um por cento do total do clero.

Perante os 450 participantes no 12° Encontro Nacional de Presbíteros, o Cardeal recordou que a nível mundial o clero está conformado por 406 mil sacerdotes, e no Brasil por 18 mil presbíteros.

Em outro momento do encontro, o Cardeal Hummes chamou os sacerdotes a acompanhar espiritualmente àqueles fiéis divorciados voltados a casar, e recordou que a situação destas pessoas lhes impede acessar à Eucaristia.

Do mesmo modo, ao ser consultado sobre o celibato sacerdotal, o Cardeal assinalou que se trata de um dom de Deus que não deve ser considerado uma imposição, mas "que acolhemos em um gesto de resposta de amor". Nesse sentido, deixou em claro que a Igreja não permite o casamento de sacerdotes e que tampouco "tem a intenção de reintegrar àqueles que se casaram" e que manifestaram seu desejo de reassumir suas funções pastorais.