Argüindo que muitos holandeses desconhecem o sentido da Quaresma, um grupo de católicos locais decidiu difundir este tempo litúrgico sob o nome de “Ramadã Cristão”, vinculando-o ao período de observância muçulmana.

A polêmica iniciativa corresponde à instituição católica de caridade Vastenaktie, que recolhe doações para os países pobres em toda Holanda durante a Quaresma, e argumentou que este tempo litúrgico necessita “uma referência mais relevante” que a preparação para a Páscoa.

“Devemos polir a imagem da Quaresma católica. O fato de usar um termo muçulmano responde a que o Ramadã é um conceito mais conhecido que a Quaresma entre os jovens”, assinalou o diretor do Vastenaktie, Martin Van der Kuil à imprensa britânica.

O Ramadã é o nono mês do calendário muçulmano, conhecido internacionalmente por ser o mês em que os muçulmanos realizam um jejum diário obrigatório da saída do sol até o pôr do sol.

Uns quatro milhões de holandeses se proclamam católicos, e 400 mil assistem na missa semanalmente. Van der Kuil sustenta que solo algumas dezenas de milhares de jovens vivem os meios da Quaresma.