Em uma coluna de opinião publicada pelo jornal espanhol La Razón, o Cardeal Ricardo Maria Carles, Arcebispo Emérito de Barcelona, assinalou que o católico não deve ter medo de dar testemunho de sua fé no âmbito público.

 

"Dar testemunho da fé, sem falsos complexos, foi sempre fruto da virtude da fortaleza, como conseqüência do não desejado, mas com freqüência inevitável, enfrentamento do Evangelho com o mundo, em seu sentido pejorativo", escreve o Cardeal.

 

"Requer-se fortaleza para confessar a fé em muitos ambientes, sem dissimulá-la, em especial quando a glória de Deus ou o bem do próximo o exigem", explica o Cardeal, e assinala que este testemunho se dá quando se vive "com simplicidade, mas com heroísmo, no amor, a alegria e a paz", e quando se transparenta "grandeza de alma, misericórdia, fidelidade, espírito de justiça, esperança".

 

"Quando sua vida tem relevância cristã, convence e, ao mesmo tempo, atrai. É mais convincente do que as palavras, pois testemunham sua interioridade. Em uma palavra: gesticulam com sua vida inteira", escreve o Cardeal Carles.

 

"O desejo da santidade é o reflexo da transformação do homem e da sociedade anunciada por Cristo, a que os católicos não renunciam, por fidelidade a Deus", conclui.