O Arcebispo de Santiago do Chile presidiu em Lima uma maciça celebração eucarística para comemorar o sétimo aniversário do trânsito de Germán Doig Klinge, um reconhecido evangelizador e pensador peruano, que foi durante vários anos Vigário Geral do Sodalicio de Vida Cristã, e coordenador general do Movimento de Vida Cristã.

 

Na Missa, celebrada na igreja Nossa Senhora da Reconciliação, o Cardeal recordou seus diversos encontros com Germán Doig desde que o conheceu a inícios dos ‘90s, nos que pôde "apreciar seu aspecto de homem de fé, cristão cabal, de grande amor à Igreja".

 

"Queria recordar que uma das características de Germán muitas vezes assinalada foi seu afã e compromisso com a evangelização. Era um discípulo missionário do Senhor, que ardia por conduzir para a verdadeira vida em Cristo, ardia por evangelizar. Inclusive no obituário que publicou L'Osservatore Romano o chamava 'Apóstolo da Nova Evangelização'. Quem pode duvidá-lo? Sua vida e suas obras mostram nitidamente esta vocação evangelizadora e missionária. Ao longo de sua existência contribuiu sempre com lucidez e profundidade espiritual de seu pensamento, belamente confirmado por seu testemunho alegre e sereno de amor à Igreja, de solicitude fraterna e de generosa disponibilidade", indicou.

 

Também disse que "sua passagem por este mundo, embora seu jeito  discreto e interior, é hoje mais conhecido. São numerosos os cardeais e bispos que o recordam com gratidão e admiram sua vida cristã".

 

"Muitos de vocês foram testemunhas do ardor interior com que falava de Cristo, de seu grande amor à Virgem María, de sua fidelidade à Igreja e a seu Magistério, e se sentiram alentados pela força que colocava em lembrar com todo seu ser o chamado universal à santidade de cada batizado", assinalou aos presentes.

 

A vida do Germán "esteve profundamente unida ao desenvolvimento do Sodalitium", ao que "desde jovem se vinculou e se entusiasmou com seus ideais". "Sem dúvida são muitos os jovens e também as pessoas de outras idades que olham a vida do Germán e se sentem alentados a um maior compromisso com Jesus, e a dizer 'sim' ao chamado que recebem", adicionou.

 

"Ao partir para a Casa Paterna nos deixou muitas coisas. Entre elas brilha com intensidade seu legado evangelizador. Dar tudo por Cristo. Passou por este mundo, peregrinando nas pegadas de São Paulo: 'Minha vida é Cristo e minha morte um ganho'. É o que mais queria, viver conforme a Jesus e anunciar a Jesus ao mundo que tem tanta fome e sede d'Ele. Esse é também nosso caminho, e a esperança firme que temos no futuro dos nossos povos e da nossa cultura, fermentada pelo Evangelho, pelo mesmo Cristo, Evangelho do Pai", acrescentou.

 

Germán Doig Klinge nasceu em Lima em 22 de maio de 1957. Foi Vigário General do Sodalitium Christianae Vitae desde 1992, e Coordenador Internacional do Movimento de Vida Cristã desde 1985. Do mesmo modo, foi também iniciador e diretor do Instituto Vida e Espiritualidade e da editorial do mesmo nome, assim como da revista de reflexão VÊ, desde 1985. Como convidado especial do papa João Paulo II, Germán Doig participou da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo, em 1992. Anos depois, em abril de 1996, foi nomeado pelo Santo Padre membro do Pontifício Conselho para os Leigos.

 

Do mesmo modo, participou por nomeação como auditor na Assembléia Especial para o Sínodo da América celebrada no Vaticano, de 16 de novembro aos 12 de dezembro de 1997. Em 1999 a Pontifícia Comissão para a América Latina lhe confiou dar no Vaticano uma conferência sobre as "Conferencia Gerais do Episcopado Latino-americano", da que era o mais reconhecido perito. Foi chamado à Casa do Pai em 13 de fevereiro de 2001.