O Papa João Paulo II nomeou ao Dom. Orani João Tempesta,  até agora bispo de São José do Rio Preto (Brasil), como novo Arcebispo de Belém do Pará no Brasil.

Dom. Tempesta,  nasceu em 23 de junho de 1950 em São José do Rio Pardo, (Brasil)

Depois de concluir seus estudos secundários  ingressou no Mosteiro Cistercense “São Bernardo”; estudou filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo,  e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI,  de São Paulo.

Emitiu sua profissão perpétua como Cistercense  em 2 de fevereiro de 1969  e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974.

Desde 1984  foi Prior de seu mosteiro e se desempenhou como Pároco da Paróquia de São Roque, em São José dou Rio Pardo; como coordenador da pastoral da comunicação  e de professor do Seminário diocesano dos São João da Boa Vista.

Em setembro de 1996, quando o mosteiro de São Bernardo  foi transformado em abadia, foi eleito como seu primeiro Abade.

Foi nomeado Bispo de Rio Preto, hoje diocese de São José do Rio Preto, em 26 de fevereiro de 1997,  e foi consagrado em 25 de abril de 1997.

É presidente da Comissão para a Cultura, a Educação e as Comunicações Sociais da CNBB.

Dom. Tempesta sucede ao Arcebispo Vicente Joaquim Zico, C.M., cuja renuncia ao governo pastoral da arquidiocese foi aceita por limite de idade.