O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, anunciou nesta quarta-feira em Coimbra, em sua natal Portugal, que o Papa Bento XVI autorizou a abertura da causa de beatificação de Irmã Luzia, a vidente de Fátima; e revelou que a religiosa deixou uma série de importantes escritos inéditos.

"Da morte de Irmã Luzia foi evidente quanto se difundiu em Portugal, e também no resto do mundo, a fama de santidade desta humilde religiosa", disse o Cardeal Saraiva, ao explicar a decisão do Pontífice de suspender a norma que requer o transcurso de cinco anos para iniciar qualquer processo de beatificação.

 

O Cardeal fez o anúncio durante uma cerimônia celebrada em Coimbra com motivo do terceiro aniversário da morte da religiosa carmelita.

 

O Papa autorizou a abertura da causa em 17 de dezembro, mas pediu ao Cardeal português que fosse ele, como Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos quem desse a notícia.

 

Os dois primos de Luzia e também videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto foram beatificados em 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II.

 

O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos recordou que na última década só se produziram dois casos nos que se derrogou a norma de esperar cinco anos: a Beata Teresa de Calcuta e o Papa João Paulo II.

 

O Cardeal Saraiva explicou que no processo de beatificação da religiosa  não se levará em conta nem as aparições da Virgem nem os três segredos que lhe revelou; senão o heroísmo de suas virtudes e o requerido milagre obtido pela sua intercessão.

 

Irmã Luzia morreu em 13 de fevereiro de 2005 aos 97 anos em um convento de Coimbra.

 

Finalmente, o Cardeal português confirmou que Luzia deixou logo de sua morte um jornal e "outros importantes escritos inéditos", e  augurou "que sejam publicados logo,  já que são um tesouro espiritual".